No início da gestação é recomendável seguir uma dieta equilibrada, aumentando gradualmente o consumo de calorias para satisfazer as necessidades do feto em crescimento e para compensar as mudanças ocorridas no seu corpo. É importante ingerir alimentos saudáveis, que sigam as directrizes da roda dos alimentos:
1º Mês
Consuma mais alimentos ricos em ácido fólico, como o feijão, grão-de-bico, lentilha, espinafre, brócolos, couve-flor, repolho cru, cenoura, fígado, levedura de cerveja, pão integral, laranja e banana. Ajudam a prevenir anomalias cardíacas, malformações e alterações congénitas.
2º Mês
Adopte um esquema alimentar equilibrado, que garanta os nutrientes necessários para uma gestação saudável. Intestino preso? Utilize mais alimentos como gérmen de trigo, ameixa, aveia e os mais ricos em fibra no geral.
3º Mês
Aumente o consumo de fígado, rins, ovos, trigo integral, ameixas, uvas e vegetais verdes; o organismo na gravidez tem uma necessidade aumentada de alimentos ricos em ferro.
4º Mês
Alimentação equilibrada, siga as orientações do seu médico assistente.
5º Mês
Atenção à forma: nada de exagero nos doces, condimentos, massas ou sal; mesmo quando a vontade se torna incontrolável, seja forte e resista à tentação.
6º Mês
Há que aumentar o consumo de cálcio, para fortalecer ossos e dentes, tanto os seus como os do bebé.
7º Mês
Contra os inchaços, diminua a quantidade de sal na comida.
8º Mês
Alimentação equilibrada, siga as orientações do seu médico assistente.
9º Mês
Alimentação equilibrada, siga as orientações do seu médico assistente.